SET: É um dia importante para o turismo

É um dia importante para o turismo. Foi assim que a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, classifica o dia que marcou o regresso dos britânicos a Portugal, para acrescentar que marca o reinício de tudo. Marca o regresso do turismo internacional.

Rita Marques que recordou a importância do mercado britânico para Portugal, não só para o Algarve, mas também para outras regiões, sobretudo a Madeira, espera que este seja o primeiro dia de muitos.

A secretária de Estado do Turismo explica que este regresso dos turistas britânicos tem um certo simbolismo porque o país esteve mais de 12 meses sem actividade turística relevante.

Entrevistada pela Antena 1, Rita Marques diz que valeu a pena que Portugal tenha conseguido controlar os números da pandemia, transformando-se assim num destino seguro para os visitantes.

A governante que tutela a pasta do turismo assegurou que a chegada de muitos estrangeiros a Portugal, que começou ontem, segunda-feira, vai decorrer com respeito por todas as normas de segurança sanitária, para que não exista uma evolução negativa dos números da Covid-19.

No primeiro dia de fronteiras aéreas abertas para viagens não essenciais para a maior parte dos países europeus, Portugal recebeu 25 voos provenientes do Reino Unido, designadamente de Londres, Manchester e Birmingham. O aeroporto de Faro foi o mais concorrido, recebendo 17 voos das ilhas britânicas, segundo o site da ANA. No Aeroporto de Lisboa chegaram seis voos e no Porto três. Os passageiros têm de apresentar um teste PCR negativo realizado até 72 horas antes do voo.

O turismo no Algarve começa assim a respirar de alívio. Naquele que foi o primeiro dia em que os britânicos estão autorizados a viajar para Portugal sem terem de fazer quarentena no regresso, a região acolheu cerca de 5.500 turistas do Reino Unido. As reservas, que estavam apenas em papel, começam assim a ser concretizadas e toda a região agradece.

Os turistas que aterraram esta segunda-feira no aeroporto de Faro receberam de oferta um kit composto por uma brochura promocional, duas máscaras e álcool gel, no âmbito de uma campanha de boas-vindas organizada pela Região de Turismo do Algarve (RTA).

Para o presidente da RTA, que esteve presente na acção, um dos sinais claros do aumento da procura de britânicos é o recrutamento de muita gente que estava no desemprego, flagelo que atinge sobretudo o Algarve, muito dependente do sector turístico.

Admitindo que o processo de retoma do sector vai ser gradual e progressivo, João Fernandes referiu que há boas perspectivas para o Verão, salientando que Portugal é o único destino disponível para receber, até ao final de Maio, viagens turísticas com origem no Reino Unido.

Portugal é uma das excepções dentro da Europa, já que a maioria dos outros países vai ficar na ‘lista amarela’, sujeita a restrições mais apertadas, como Espanha, França e Grécia.

Também ao Funchal, só ontem, aterraram três voos com turistas britânicos. Uma parte chega pela primeira vez ao arquipélago já que, este ano, a operação com o Reino Unido inclui também o Porto Santo. No entanto, a operação proveniente daquele mercado emissor só deverá começar em força em Junho.