Início Opção Turismo Segundo OMT: 270 mil milhões em exportações do turismo perdidos

Segundo OMT: 270 mil milhões em exportações do turismo perdidos

O secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT) afirmou esta terça-feira (25) que foram perdidos cerca de 270,6 mil milhões de euros em exportações do turismo entre Janeiro e Maio deste ano, e estão em risco cerca de 120 milhões de empregos directos, devido ao impacto da Covid-19.

Segundo Zurab Pololikashvili, numa mensagem de vídeo, esta crise é um grande choque para as economias desenvolvidas, mas para os países em desenvolvimento é uma emergência, especialmente para vários pequenos Estados insulares em desenvolvimento e países africanos.

A mensagem do secretário-geral da OMT foi divulgada no mesmo dia em que a organização apresentou um relatório sobre o impacto da pandemia no turismo.

O relatório destaca que o turismo sustenta 1 em cada 10 empregos e fornece meios de subsistência para muitos milhões, mais nas economias em desenvolvimento e desenvolvidas.

No entanto, em vários pequenos estados insulares em desenvolvimento, o turismo é responsável por até 80% das exportações, ao mesmo tempo que representa uma parcela importante das economias nacionais, tanto nos países em desenvolvimento como nos desenvolvidos, realça a OMT, sem esquecer que as pequenas empresas são particularmente vulneráveis e representam 80% do turismo global.

Já em termos demográficos, as mulheres, que representam 54% da força de trabalho do turismo, os jovens e os trabalhadores da economia informal estão entre as categorias de maior risco.

A responsável considerou ainda que há uma base forte para o desenvolvimento do turismo doméstico em vários países e que alguns até já estão a apostar nesse mercado. E aqueles que são muito dependentes do turismo internacional precisam do apoio da comunidade internacional, defendeu.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter