Início B4 Secretária de Estado do Turismo visita a região Alentejo-Ribatejo

Secretária de Estado do Turismo visita a região Alentejo-Ribatejo

COMPARTILHE

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, vista a região do Alentejo/Ribatejo, esta segunda e terça-feira (dias 10 e 11).

Em Gavião e Alter do Chão, a governante irá lançar o primeiro centro de bicycling, os percursos de walking e visitará a obra, integrada no programa Revive, que decorre na Coudelaria de Alter do Chão, num investimento do Grupo Vila Galé.

Durante a deslocação ao território, entre outros pontos da agenda constam o lançamento do turismo literário em Montemor-o-Novo, o projecto-piloto sobre a rede dos museus de Évora, visitará um hotel sustentável, onde será a avaliada a sustentabilidade do ponto de vista social e, no Litoral Alentejano lançará a rede de percursos de turismo imaterial e de touring paisagístico.

No Ribatejo, onde inicia a sua viagem, Rita Marques, acompanhada pelo presidente da ERT Regional, António Ceia da Silva, inaugura o Centro de Cycling do Arripiado, no concelho da Chamusca.

O Centro de Cycling, também conhecido como Centro de BTT do Arripiado, é um projecto integrado na Rede de Centros de BTT a nível nacional e resultou de duas candidaturas ao Programa Valorizar, do Turismo de Portugal, na Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior.

Uma das candidaturas, apresentada directamente pelo Município da Chamusca ao Programa Valorizar, permitiu financiar a adaptação do edifício da antiga escola primária do Arripiado para funcionar como Bike Station, num investimento total de 24 mil, com financiamento a 90%. A outra candidatura, para a dinamização dos percursos de cycling e de walking no Alentejo e Ribatejo, foi apresentada em conjunto pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e pelos municípios, num investimento global de 691 mil euros.