Início B2 Sazonalidade do Porto Santo vai agravar

Sazonalidade do Porto Santo vai agravar

Depois do aumento de visitantes nos meses de Verão, principalmente de turistas portugueses, a sazonalidade do Porto Santo será ainda mais agravada devido à pandemia da Covid-19, estima o presidente da Câmara Municipal da ilha, preocupado com o novo Inverno.

– Depois do Verão segue-se, naturalmente, um período onde existe uma clara redução de turistas na ilha, afirmou Idalino Vasconcelos à agência Lusa, adiantando que não podemos dizer que tivemos uma enchente nos meses de Verão, mas foi melhor do que estávamos à espera.

O autarca complementou que o conceito de sazonalidade acentua-se ainda mais e agrava-se em especial devido à pandemia de covid-19, em especial numa ilha que é um concelho, rodeado por água, onde o acesso ao exterior, apenas se pode fazer por via aérea e marítima.

O Porto Santo tem uma população residente na ordem das 5 mil pessoas, que nos meses de Verão mais do que triplica, sendo o destino de férias preferido da maioria dos habitantes da ilha da Madeira, e ultimamente, também dos portugueses do continente através de operações dos operadores turísticos.

Idalino Vasconcelos referiu que uma das agravantes para a diminuição de turistas nos próximos meses é o cancelamento da operação semanal com o voo directo da Dinamarca, que excluiu Portugal dos corredores seguros, sem fazer distinção da Madeira.

– A única alternativa do Porto Santo, como é do conhecimento geral, é o turismo e tudo o que gira à volta disso, argumentou, considerando que trazer operadores turísticos é um trabalho árduo.

Apesar de todo o envolvimento do Governo Regional e do próprio secretário Regional do Turismo madeirense, Eduardo Jesus, em articulação com a Associação de Promoção, conforme referiu, o autarca apontou que perder um operador é um forte revés, mas assegurou que, sem baixar os braços vamos continuar a trabalhar, em conjunto, para merecer a confiança dos operadores nos nossos destinos Madeira e Porto Santo, até porque tem sido feito um esforço, pelo Governo Regional da Madeira, em termos de saúde e em especial de economia.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter