Santos Silva aconselha férias por cá ou em Espanha

Dando como exemplo o caso de uma família portuguesa que está em quarentena na Grécia por um dos elementos da família ter testado positivo à chegada àquele país, apesar de ter a vacinação completa, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, aconselha os portugueses que façam férias por cá ou em Espanha.

E se quiserem ir para mais longe tenham em conta a rede consular portuguesa, acrescenta, esclarecendo que o ‘caso’ está a ser acompanhado pelos serviços consulares, mas adianta que se vão sucedendo casos semelhantes.

Para precaver situações como estas, o primeiro conselho do ministro é façam férias em Portugal.

Quem quiser fazer férias tem vários locais em Portugal onde pode realizar férias maravilhosas numa relação qualidade-preço que não tem rival. Quem quiser realizar férias na Península ibérica, sabe que entre Portugal e a Espanha, na via terrestre, não vigora qualquer tipo de restrições. Funcionamos como um só país no que diz respeito à via terrestre.

Santos Silva não se opõe a que os portugueses escolham destinos de férias  no estrangeiro mas deixa um conselho:

Peço encarecidamente que o faça e escolha o destino tendo em atenção a rede consular portuguesa no estrangeiro porque já hoje me chegam pedidos de apoio de pessoas que foram para os destinos mais exóticos onde o apoio consular português é diminuto e testaram positivo à Covid.

Recorde-se, a propósito, que o ministro já tinha feito, no ano passado, apelos semelhantes.