A Ryanair divulgou a sua programação de inverno e destacou que em virtude do aumento das restrições de voos impostas pelos governos da UE, as viagens aéreas de/para grande parte da Europa Central, Reino Unido, Irlanda, Áustria, Bélgica e Portugal foram drasticamente afectadas.
A low cost diz ainda no comunicado que aumento das restrições provocou uma diminuição ligeira das reservas em Outubro e de forma mais acentuada em Novembro e Dezembro.
Devido à redução das reservas e do plano de operar um load factor de 70%, a companhia aérea irlandesa anunciou que reduzirá ainda mais a sua programação de Inverno, reduzindo a sua capacidade de 60% para 40% em relação ao ano anterior.
No entanto, a Ryanair espera manter até 65% da sua rede de rotas de Inverno, embora com frequências reduzidas. Além do encerramento das bases de inverno em Cork, Shannon e Toulouse, a Ryanair anunciou reduções significativas no número de aeronaves em bases na Bélgica, Alemanha, Espanha, Portugal e Viena.
Com a capacidade de inverno consideravelmente reduzida e load factor de 70%, a Ryanair espera agora que o tráfego anual caia para cerca de 38 milhões de passageiros.