Ryanair pede à TAP para libertar ‘slots’ e anuncia programação

A Ryanair anunciou, durante uma conferência de imprensa em Lisboa, a sua programação de Verão para Portugal, que Michael O’Leary, CEO do grupo, considerou ser a maior de sempre, com 17 novas rotas (170 no total) a partir de Lisboa, Porto, Faro, Ponta Delgada e Madeira, para o Verão 2022.

Com tarifas a partir de apenas 29,99 euros, os cidadãos portugueses e outros visitantes poderão viajar para destinos como Billund, Dublin e Veneza, e disfrutar de uma merecida pausa em 2022.

A Ryanair lidera a recuperação pós-Covid em Portugal, uma vez que acelera o crescimento do tráfego e do emprego nos próximos 5 anos.

Tendo acrescentado 560 novas rotas e inaugurado 15 novas bases este ano, a Ryanair tem vindo a crescer no país e, no Verão de 2022, irá contar com 65 novos aviões B737-8200 ‘Gamechanger’.

Durante a apresentação das novas rotas, Michael O’Leary comentou que enquanto a Ryanair continua a crescer e a investir em Portugal, a TAP absorveu mais de três mil milhões de euros em auxílios estatais.

Michael O’Leary acusou ainda  a TAP de bloquear ‘slots’ no Aeroporto Humberto Delgado (Portela), por saber com antecedência que não as vai usar, mas só as libertar com aviso prévio tardio de duas a três semanas antes de cancelar os respectivos voos.

Apesar de ter reduzido a sua frota em 30%, a TAP ainda continua com jogos de bloqueio de ‘slots’ em Lisboa, disse o presidente executivo da Ryanair, acrescentando que tal impede os concorrentes de obterem slots para o crescimento de novas rotas e, no caso da Ryanair, resultou numa perda de 700 voos e 130.000 passageiros, durante o Inverno, no aeroporto da Portela, em Lisboa.

É nesse sentido que a Ryanair apela ao Governo português e ao coordenador dos ‘slots’ em Lisboa que impeçam a TAP de acumular e libertar, tardiamente, ‘slots’ dos quais não pode ou não quer utilizar, bloqueando a concorrência e a recuperação do turismo.