Ryanair está em greve

Os tripulantes da Ryanair começam hoje uma greve de cinco dias, até domingo, convocada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) e que conta com serviços mínimos decretados pelo Governo.

Ontem, terça-feira (20), a Ryanair referiu que não esperava perturbações significativas mas que não podia descartar alguns atrasos ou mudanças nos voos.

A low cost irlandesa disse que vai tentar minimizar as perturbações causadas aos seus clientes, acrescentando que os passageiros que não receberam um ‘email’ ou uma mensagem podem esperar que os seus voos para e de Portugal se realizem normalmente esta semana.

Recorde-se que em comunicado datado do dia 01 de agosto, o SNPVAC adiantou que o pré-aviso de greve abrange todos os voos da Ryanair cujas horas de apresentação ocorram entre as 00:00 e as 23:59 dos dias previstos para a paralisação (tendo por referência as horas locais) e os serviços de assistência ou qualquer outra tarefa no solo.

O Governo decretou serviços mínimos mas o SNPVAC criticou esta decisão repudia veementemente mais uma tentativa do Governo em aniquilar o direito à greve dos portugueses e, em particular, dos tripulantes da Ryanair, garantindo que não aceita que se defenda os interesses económicos de uma empresa privada e estrangeira em detrimento dos direitos de trabalhadores portugueses.