COMPARTILHE

A cidade italiana de Roma apresentou recentemente a campanha “+ Ricicli + Viaggi”, da Atac, para promover a recolha e reciclagem de garrafas PET.

Trata-se de uma iniciativa, segundo refere a companhia romana de transporte público, que é a primeira do género na Itália e entre as poucas do mundo.

A campanha vai durar 12 meses numa base experimental e recompensa os viajantes que dão garrafas de plástico correctamente. Tudo é baseado em um sistema técnico que inclui máquinas de colheita especiais e dois aplicativos.

O funcionamento é fácil. No momento em que entregam a garrafa de plástico nas máquinas especiais, os passageiros recebem um bónus de cinco centavos por garrafa de qualquer tamanho, nas estações de Metro (Metro Cipro , Metro Piramide B e Metro San Giovanni C).

O bónus são acumulados na “bolsa virtual” dos aplicativos MyCicero ou TabNet, sendo que os viajantes podem acumular pontos ilimitados e descontá-los directamente, 5 minutos após a entrega das garrafas, na compra de um ou mais ingressos à venda no aplicativo.