Início B5 Riu faz a maior compra hoteleira da história

Riu faz a maior compra hoteleira da história

O Grupo Riu irá adquirir à Tui 49% do capital de 19 hotéis que operam sob a marca Riu Hotels & Resorts, bem como dois terrenos com projectos em desenvolvimento pela empresa Saranja SL. Trata-se da maior compra hoteleira na história de uma cadeia hoteleira espanhola, superando todas as anteriores grandes transações como a da Melia pela Tryp, da Occidental pela Allegro ou da NH pela Jolly

Estes activos pertenciam aos dois sócios estratégicos, com uma participação de 49% no Grupo Tui e uma participação de 51% na família Riu. A operação, já aprovada pelo conselho de administração da Tui, está avaliada em 670 milhões de euros.

Numa nota da rede hoteleira pode ler-se que a lealdade tem presidido ás negociações desta operação porque ambas as empresas têm a firme vontade de manter e reforçar a sua relação estratégica e comercial de longo prazo. De facto, a Tui detém uma participação de 50% na Riusa II S.A., empresa que gere e explora os hotéis da marca Riu e que ambas as empresas fundaram em 1993. Dos hotéis incluídos na operação, que passarão a ser detidos a 100% pela Riu, oito estão em Espanha (sete nas Canárias e um na Andaluzia). Os demais estão pelo México (quatro hotéis), Panamá (dois), e um em cada um dos destinos Dubai, Miami, Bahamas, República Dominicana e Portugal.

Esta operação é parte da situação de crise causada pela pandemia Covid-19 que afectou profundamente a indústria do turismo.

Apesar disso, e graças a um esforço extraordinário de endividamento, a Riu continua e continuará a apoiar seu parceiro comercial e estratégico de longo prazo, explicou a Riu.

Recorde-se que o maior operador turístico europeu perdeu 1.475 milhões de euros no primeiro semestre fiscal (Outubro20 a Março21).



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter