Início B3 Rita Marques fica fã do traje e do ouro vianenses

Rita Marques fica fã do traje e do ouro vianenses

A secretaria de Estado do Turismo, Rita Marques ficou fã e elogiou a promoção do traje e do ouro vianenses.

A governante visitou o Museu do Traje de Viana do Castelo, onde ficou a conhecer a renovada Sala do Ouro, e assistiu à apresentação do catálogo ‘Viana do Castelo e a Tradicional Ourivesaria Portuguesa’, da autoria de Rosa Maria Mota, a partir de agora disponível em português ou inglês.

A governante declarou que o Museu do Traje é um testemunho vivo e uma demonstração do muito orgulho por todos aqueles que desenvolvem funções em torno da autenticidade, considerando que aquilo que é único, tradicional e autêntico é sempre uma mais-valia para o turismo.

A Sala do Ouro sofreu uma importante remo

delação para acrescentar ainda mais valor às peças que guarda.

Na renovada Sala do Ouro podem ser encontradas as peças de ourivesaria mais características do concelho de Viana do Castelo, como os colares de contas, o coração de Viana, o cordão e a cruz de Resplendor.

No antigo cofre da delegação do Banco de Portugal podem também ser apreciados os colares de gramalheira, bem como as borboletas, os relicários, as libras, as medalhas e os brincos mais típicos de Viana do Castelo.

O cofre guarda ainda peças do século XX e ourivesaria masculina, numa exposição que junta espólio da Fundação Eduardo Freitas, doado por Manuel Freitas, ao lado de outras jóias que têm vindo a ser adquiridas pela Câmara Municipal.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMOSiga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here