Início B1 Rita Marques deixa mensagem de ânimo e esperança ao sector

Rita Marques deixa mensagem de ânimo e esperança ao sector

Na tomada de posse dos novos corpos sociais da APAVT, esta terça-feira, Rita Marques deixou mensagem de ânimo e esperança do sector do turismo, realçando no entanto que há ainda muitos desafios pela frente.

– “Os desafios são imensos e só com espírito de colaboração conseguiremos debelar alguns deles, embora não todos”, disse a secretária de Estado do Turismo, que acredita que “fazendo pontes, subindo escadas e não descendo”, fará a retoma do turismo, até porque “a sorte protege os audazes”.

Rita Marques, estabeleceu três prioridades do turismo nacional para o futuro que passam, nomeadamente pela recuperação das empresas e da manutenção do emprego, a necessidade de Portugal recentrar a política de turismo, e melhor comunicação, com vista a fazer “um turismo audaz e sagaz”.

– Há uns meses falávamos do turismo enquanto sector de economia voraz, o ‘over tourism’, e temos de recentrar a nossa política num turismo que não se quer voraz, mas sim audaz e sagaz. E essa também é uma tarefa que nos assiste a todos, sobretudo à política pública e ao Governo”, realçou a governante.

A primeira prioridade da SET tem a ver com os operadores económicos, “temos de restabelecer as condições financeiras e económicas das nossas empresas, seja através dos mecanismos de recapitalização que foram já abordados, mas também na delineação e operação de todos os instrumentos que permitam melhor gerir a tesouraria e os encargos fixos”.

A manutenção dos postos de trabalho e reforço de competências dos trabalhadores do sector, são outras prioridades que Rita Marques assegurou ao sector no seu discurso durante a tomada de posse dos novos corpos sociais da APAVT, numa aposta que deve passar também pela formação.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter