Rita Marques analisa turismo no Parlamento Europeu

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, integrou, na semana passada, a delegação da Organização Mundial de Turismo (OMT) que se deslocou ao Parlamento Europeu e que se reuniu com dirigentes da Comissão Europeia, com o objectivo de reforçar a importância do turismo no contexto da Agenda europeia e, sobretudo, no âmbito do Acordo Verde Europeu.

Recorde-se que este Acordo (Green Deal) fundamenta a estratégia europeia para o desenvolvimento sustentável e para a criação de emprego.

Rita Marques teve a oportunidade de sublinhar que a Europa é o principal mercado emissor mundial, sendo responsável por cerca de 80% dos turistas estrangeiros que visitam Portugal e que a Estratégia do Turismo 2027 está fortemente comprometida com objectivos de desenvolvimento sustentável no nosso país.

A concretização de Lisboa como Capital Verde Europeia em 2020 foi outra das notas que a secretária de Estado salientou e que justificou a integração nesta missão liderada pelo secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili.

Dos diversos encontros que manteve, a governante portuguesa destacou a reunião com a Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, na qual abordou questões que se prendem com o desenvolvimento do turismo em zonas de interior e rurais, o clima e o emprego.

-Vincámos a necessidade de prosseguir o trabalho conjunto de combater a sazonalidade e a concentração geográfica. Estamos apostados em provar que a sustentabilidade é e será cada vez mais um foco para oferecermos qualidade, diversidade e até felicidade a quem nos visita, realçou Rita Marques, de acordo com comunicado da Secretaria de Estado.

Refira-se que o secretário-geral da OMT falou ao Parlamento Europeu no contexto de várias reuniões de alto nível destinadas a colocar o turismo no topo da agenda da União Europeia, com foco particular no potencial do sector de contribuir para a criação de mais e melhores empregos e alcançar as ambiciosas metas climáticas estabelecidas no novo Acordo Verde Europeu.

Numa altura em que a OMT celebra seu Ano de Turismo e Desenvolvimento Rural, também foi destacado o papel que o sector pode desempenhar na regeneração e no crescimento sustentável das comunidades rurais de toda a Europa.