COMPARTILHE

Até domingo a região de Aveiro está em festa. E embora o evento seja mais conhecido pela sua regata (com os barcos moliceiros) no programa constam igualmente acções de gastronomia, festas, música, artes, património e tradição. Com a particularidade de todos os 11 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), instituição que promove o evento, receberem o evento.

Tudo começa hoje às 18 horas, com uma visita guiada degustação e passeio num barco moliceiro, seguida, às 21h30, pela performance do projecto Walk the Plank, na praia d Torreira, num espectáculo que conjuga um cenário aquático com apontamentos de luzes e técnicas de fogo.

Mas “o” grande acontecimento é a Grande Regata dos Moliceiros, que este ano conta com a participação de 15 embarcações, que decorre às 14h30 de sábado. Nesta regata os barcos moliceiros navegarão à bolina, na sua configuração tradicional, desde a Praia da Torreira, na Murtosa até aos canais urbanos de Aveiro. Este ano a corrida conta com mais três moliceiros do que no ano passado. um deles é o “Conquistador”, que se estreia nesta competição à vela e vara, após ter sido baptizado no passado domingo na tradicional cerimónia do “Bota Abaixo”, na Murtosa. A chegada dos moliceiros está prevista para as 16h30, nos canais urbanos de Aveiro. Local onde a paragem das embarcações será acompanhada de música ao vivo e outras performances artísticas.

O domingo é dedicado ao sal e à salicórnia, com visita guiada à salina Cale de Oiro e ainda com uma visita e degustação no Museu Marítimo de Ílhavo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here