Restrições responsáveis pelo cancelamento de reservas

Segundo os resultados do mais recente inquérito da AHRESP sobre o Natal e o Fim de Ano, as recentes restrições levaram a que mais de 80% das empresas tenham sido impactadas com cancelamentos. Quem o diz é a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).

Pedido mais apoio do Governo, a associação afirma que as medidas restritivas aplicadas durante o Natal e o Ano Novo resultaram em cancelamentos em mais de 80% das empresas de alojamento e restauração.

De acordo com a AHRESP, a obrigatoriedade de apresentação de certificado digital de vacinação para restauração e alojamento e testes para bares e discotecas, levaram ao cancelamento de reservas em 88% dos estabelecimentos, enquanto 83% das empresas de alojamento turístico registaram cancelamentos.

No total desta época de Natal e Fim de Ano, 47% das empresas de restauração e 42% do alojamento, registaram cancelamentos em mais de metade das reservas que tinham confirmadas, salienta a AHRESP.

O inquérito aponta para o elevado nível de cancelamentos numa época tradicionalmente conhecida como balão de oxigénio para as empresas, com consequências graves para a estabilidade dos negócios, que se veem sem clientes e sem trabalhadores. E para a AHRESP isso são motivos mais do que suficientes para que haja novos apoios a fundo perdido para a tesouraria das empresas.

Em relação às anunciadas subidas de preços em várias áreas, previstas para este ano, a AHRESP refere que terão enorme impacto nos negócios.

Assim, a associação pede novamente o reforço dos apoios a fundo perdido, de forma a compensar as perdas e para que se mantenham os negócios e os respetivos postos de trabalho.