Início B3 Regiões menos turísticas registam melhor Verão de sempre

Regiões menos turísticas registam melhor Verão de sempre

Dentro do cenário negativo causado pela Covid-19, o Turismo de Portugal confirma que as regiões portuguesas menos turísticas, como Alentejo, Centro e Norte, tiveram, este ano, o melhor Verão de sempre, tendo sido as mais procuradas, principalmente pelo turismo interno.

Em declarações à Lusa, Luís Araújo mostrou-se satisfeito com a resposta do turismo, o que levou ao alavancar de vários negócios no sector durante o Verão.

– Ainda não temos dados oficiais, mas temos hoteleiros e projectos turísticos que tiveram o melhor Verão de sempre, principalmente nestas zonas, disse o presidente do Turismo de Portugal.

– É uma resposta positiva dentro daquilo que pode ser positivo, é dentro do negativo, porque não estamos nem de perto nem de longe a recuperar o que tínhamos em 2019, lamenta Luís Araújo.

Com o turismo nacional a representar cerca de um terço do total registado em Portugal, mesmo que duplicasse em 2020, nunca conseguiríamos chegar ao valor total que tivemos no ano passado em termos de receitas turísticas que ascenderam aos 18,4 mil milhões de euros, explica.

Luís Araújo destaca que a grande dificuldade está nas grandes cidades como Lisboa e Porto, no Algarve pela capacidade de oferta que tem – e também tem sofrido bastante principalmente com a questão do Reino Unido -, e na Madeira e Açores por causa da questão da conectividade.

O responsável lembra, no entanto, que o turismo em Portugal vive essencialmente dos destinos já consolidados, das cidades, do segmento de negócios e do sector dos eventos, que está duramente penalizado, com regras muito mais rígidas, e que só podem recuperar com segurança e confiança dos turistas, tanto nacionais como estrangeiros, nomeadamente da União Europeia.

Neste sentido, Luís Araújo adianta que o Turismo de Portugal está já a promover o país como “m destino do ano todo, esperando assim ter trunfos para captar turistas até final do ano e no início do próximo.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter