Região de Lisboa: medidas em vigor são insuficientes para a recuperação do Turismo

A Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL) considera que a crise pandémica tem sido devastadora e é necessário assegurar a força de trabalho qualificada e os serviços essenciais para assegurar a boa experiência de quem visita a região.

Nesse sentido, a ERT-RL considera que é preciso implementar mais medidas de apoio ao tecido económico do sector. Por estas razões considera ser urgente que se avance também com as propostas já apresentadas pela Associação Turismo de Lisboa.

A ERT-RL considera ser essencial, por exemplo, que todas as actividades possam ser abertas, sem restrições de horários ou lotações, dado o avanço do processo de vacinação, a massificação dos testes e o conhecimento adquirido no combate à pandemia; bem como a isenção de taxas às esplanadas se prolongue até ao final da pandemia e que os cafés e restaurantes possam transforma as esplanadas provisórias em permanentes.

A ERT-RL considera também que se mantenha o apoio à retoma até Abril de 2022, a todas as empresas com quebras de vendas acentuadas como forma de ajudar o emprego activo, permitindo a recuperação económica das empresas e a oportunidade de formação profissional.

Outro ponto a destacar na proposta da ERT-RL é que se encontre e inicie a implementação de uma solução adequadas para a questão aeroportuária, dado que 90% dos visitantes de Lisboa acedem ao destino por via aérea.