Receitas do turismo com aumento global de 15%

As receitas do turismo ultrapassaram os 593 milhões de euros, face a 515,8 milhões em Janeiro de 2014, um aumento expressivo que contribuiu com um saldo positivo de cerca de 335 milhões de euros para a balança comercial portuguesa.

TurismoPortugal-RectProporcionalmente, as dormidas de turistas nacionais (+ 17,8%) contribuíram mais do que as dos estrangeiros (+11,2%) para os resultados alcançados em Janeiro, muito embora estes últimos sejam, como é compreensível, muito mais significativos em termos absolutos (1,291 milhões de dormidas face a 668,4 mil).

Na captação de dormidas de estrangeiros, merecem destaque os Açores, com um aumento expressivo de 54,4% em Janeiro.

Os indicadores reforçam a competitividade do turismo nacional face aos principais países concorrentes e nomeadamente face a Espanha, com Portugal a crescer o triplo em termos de dormidas totais e dez vezes mais no que refere às dormidas de estrangeiros.

Os principais mercados emissores continuam a ser liderados pelos britânicos, que representaram em Janeiro 21,1% dos hóspedes estrangeiros, mais 4% do que no primeiro mês de 2014.

Seguem-se a Alemanha, Espanha e França, sendo que França é o país a registar o terceiro maior crescimento face a Janeiro de 2014, com mais 25,6%.

Em termos de crescimento continuam a merecer referência a Bélgica e a Itália: em Janeiro, recebemos em Portugal mais 46,3% de turistas belgas e 44,9% de italianos.