Início B1 Projecto Creatour Azores vai ser apresentado amanhã

Projecto Creatour Azores vai ser apresentado amanhã

COMPARTILHE

A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo vai realizar no dia 10 de dezembro, em Ponta Delgada, uma sessão de apresentação do projecto Creatour Azores, dirigida a todos os parceiros dos sectores do turismo e da cultura.

Esta sessão, que terá lugar pelas 19h00, no Hotel Marina Atlântico, vai contar com a presença dos projectos-piloto parceiros seleccionados no âmbito do projecto para desenvolverem actividades de turismo criativo, para além de ser apresentado todo o conceito do projecto actual e do seu precedente, denominado Creatour – “Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e em Áreas Rurais”, coordenado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e implementado nas regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve.

O Creatour Azores é um projecto de investigação aplicada sobre turismo criativo, cujo principal objectivo é apoiar organizações e empresas turísticas e culturais, com sede na Região, a diversificarem e inovarem a sua oferta turística.

O projecto apresenta sinergias com outras regiões de Portugal continental, onde este modelo de turismo criativo foi implementado através do projecto Creatour.

Adicionalmente, pretende reforçar o conhecimento sobre os segmentos de mercado de turismo criativo específicos que a Região pode atrair, bem como identificar os canais mais apropriados para comunicar com esses segmentos diferenciados, uma vez que, dada a localização única e as características intrínsecas dos Açores, existe um potencial muito elevado para o desenvolvimento de ofertas de turismo criativo atractivas e únicas a nível internacional.

A abordagem do turismo criativo permite que tanto visitantes, como comunidades locais beneficiem com o turismo, ao promover a sustentabilidade cultural por via de actividades artísticas e criativas que desempenhem um papel determinante no desenvolvimento socioeconómico.

Através destas experiências, os turistas terão oportunidades de participar activamente em actividades criativas, proporcionando oportunidades de aprendizagem, autoexpressão criativa e interacção com as comunidades locais.