Início B4 Programa HOSPES by AHP vence Prémio Nacional de Turismo

Programa HOSPES by AHP vence Prémio Nacional de Turismo

COMPARTILHE

O Programa HOSPES by AHP – Programa Corporativo de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental da hotelaria de Portugal – venceu a primeira edição do Prémio Nacional de Turismo na categoria de Turismo Responsável.

Este prémio, uma iniciativa conjunta do BPI e do Expresso, que conta com o alto patrocínio do Ministério da Economia, o apoio institucional do Turismo de Portugal e a assessoria técnica da Deloitte, foi atribuído directamente pelo júri do Prémio Nacional de Turismo e entregue numa cerimónia que decorreu na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril.

Para Cristina Siza Vieira, CEO da AHP, este prémio é o reconhecimento de um projecto único em Portugal e no mundo, salientando que embora tenha mais de 6 anos de existência, o Programa HOSPES é francamente desconhecido pela maioria dos portugueses.

A responsável adianta ainda que o potencial deste programa é enorme, e neste momento a AHP sente que é muito interessante ver como os hoteleiros, as IPSS e as comunidades que estas servem estão despertas para esta realidade.

Queremos chegar mais longe, em número de hotéis envolvidos – e destaco agora a região Norte, de onde os pedidos de ajuda nos chegam com frequência e a resposta tem de ir de outras zonas do país, por falta de resposta dos hotéis desta região e de IPSS apoiadas, frisa Cristina Siza Vieira,

Entre 2013 e 2018, a AHP entregou, através da vertente de Responsabilidade Social do Programa HOSPES, mais de 87 mil bens e equipamentos a instituições de solidariedade social, como atoalhados, lençóis, colchões, móveis, palamenta, equipamentos industriais e electrodomésticos. Este número foi alcançado com o empenho e compromisso de apenas 132 unidades hoteleiras, um pequeno número quando o universo é de 1.400, cujos bens a AHP fez chegar a 62 instituições de solidariedade social (IPSS) com quem tem protocolo.