Portway: greve nos aeroportos antes do Natal e fim de ano

Consultados os associados e ouvidas as várias vozes de quem tenta fazer o melhor na empresa, ao Sindicato dos Trabalhadores dos Aeroportos Manutenção e Aviação (STAMA) não resta outra alternativa que não a de partir para ações industriais ou greves. Este é  teor da decisão foi tomada depois de uma reunião que se realizou entre a estrutura sindical e a empresa de ‘handling’, sobre o cumprimento do Acordo de Empresa (AE) na Portway. A estrutura sindical termina o comunicado informando os passageiros que possam ler a presente comunicação, que lamentam o caminho a que a Portway força os trabalhadores a seguirem.

O STAMA avançou com três pré-avisos de greve na Portway para vários dias em Dezembro, incluindo uma paralisação “total” nos dias 22, 23, 29 e 30, segundo um comunicado.

Assim, o sindicato emitiu três avisos prévios de greve, sendo que o primeiro, pelos “abusos na adaptabilidade”, prevê uma paralisação de uma hora à entrada, duas horas à saída com início a 09 de Dezembro (inclusive) e até 31 de Dezembro (inclusive)”.

O segundo aviso prende-se com “as inconformidades no pagamento de trabalho extraordinário”, e prevê uma greve a todo o trabalho extraordinário, incluindo-se neste o trabalho em dias feriado, inicia-se a 09 de Dezembro, por período indeterminado, ou até que a situação seja sanada.

Finalmente, em protesto contra o que chama “atropelos à avaliação de desempenho” o STAMA decidiu avançar com uma greve total nos dias 22 e 23 de Dezembro e 29 e 30 de Dezembro.