Portugueses visitam cada vez mais a Tailândia

Segundo as estatísticas oficiais do INE, em 2018 visitaram países da Ásia e da Oceânia 89 mil residentes em Portugal. Deste número 50 mil dirigiram-se à Tailândia, o que significa que este destino é visitado anualmente por 57% dos portugueses que viajam para a Ásia.

Também segundo o INE em 2018 registaram-se 2.485.700 viagens ao estrangeiro por residentes portugueses. Considerando que cerca de 50 mil viajou para a Tailândia conclui-se que, em termos globais, a quota de mercado da Tailândia ultrapassa os 2%, uma percentagem manifestamente elevada tendo em conta que não existem voos directos de Portugal para aquela região do mundo.

Em 2019 a tendência parece manter-se. De acordo com informações oficiais do Ministério do Turismo da Tailândia, entre janeiro e junho o número de residentes em Portugal que viajou para a Tailândia cresceu 6% comparativamente ao ano anterior, contrariando um crescimento negativo na Europa de 1,86%. Em termos absolutos no primeiro semestre de 2019 a Tailândia foi visitada por 24005 turistas portugueses contra 22.636 no mesmo período do ano anterior.

Se analisarmos as receitas a disparidade entre a tendência portuguesa e europeia é ainda maior. Portugal aumentou as receitas para a Tailândia em 6,69% e a Europa reduziu 2,33%

Abril foi o mês com maior procura do destino (5.737 visitantes) traduzindo-se numa taxa de crescimento de 48,74%. Este crescimento justifica-se não só pelo período de férias da Páscoa, mas também pela concentração de feiras de turismo que contribuíram para alavancar as vendas, como foi o caso da BTL, do Mundo Abreu e da Feira das Viagens, que contaram com uma forte aposta da Autoridade de Turismo da Tailândia na promoção do destino.

Em 2019 a Tailândia tem por objectivo receber cerca de 53 mil turistas portugueses e neste momento tudo aponta para que esse objectivo seja alcançado.