Início B1 Portugal Ventures reforça investimento em novas startups do turismo

Portugal Ventures reforça investimento em novas startups do turismo

O sector do turismo consta do novo reforço de investimento da Portugal Ventures (PV) às novas startups.

Há 43 novas startups no portefólio da operadora pública de capital de risco que totalizam 6,6 milhões de euros em investimento, anunciou a PV em comunicado esta quinta-feira, somando 138 empresas, das quais 26 no sector do turismo.

Rui Ferreira, vice-presidente da Portugal Ventures, sublinha a importância da operação que diz reflectir o esforço de investimento feito em 2020 (ano em que a PV totalizou 17,7 milhões de euros em investimentos), com vista a apoiar, num contexto adverso de pandemia, empresas com grande potencial de crescimento internacional. As apostas caíram sobretudo em soluções assentes em I&D e com impacto real em sectores estruturantes para a economia portuguesa, onde se inclui o turismo.

Destas 43 novas empresas, 40 são provenientes da Call INNOV-ID; uma medida lançada pela Portugal Ventures para promover o acesso ao financiamento de capital de risco a projectos de âmbito científico e tecnológico, nas fases Pre-Seed, Seed ou Early-Stage (todas correspondentes a fases muito iniciais da vida das empresas), que possuam tecnologia desenvolvida, mas que estejam ainda em fase de protótipo, prova de conceito ou em validação de product-market-fit. A PV comunicou um total de 117 candidaturas a esta iniciativa.

Do total, 2,6 milhões de euros foram entregues a três startups mais experientes no mercado, sendo duas ligadas ao sector do turismo. A Hostels Hub pretende desenvolver uma rede de diferentes unidades de alojamento, distribuídos na Península Ibérica, muito para além dos hostels, e a Merytu permite que as empresas no sector da hotelaria e restauração reforcem as suas equipas com profissionais qualificados pelo período que necessitem.

Desde 2012, a Portugal Ventures investiu 164 milhões de euros em 147 empresas, tendo actualmente sob gestão 173 milhões de euros. Financia as fases ‘pre-seed’, ‘seed’ e ‘series A’ e está direccionada para startups que criam soluções inovadoras, com capacidade de internacionalização.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter