COMPARTILHE

Pela primeira vez Portugal subiu ao 12.º lugar do ranking de competitividade do turismo do fórum económico mundial. Posição que, para Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, mostra que “a estratégia a 10 anos que o Governo construiu para o Turismo está a dar resultados”.

Esta é a mais alta posição (neste ranking) alguma vez alcançada por Portugal (depois de, em 2017 ter ocupado a 14ª posição) e que significa que “fomos considerados o país com melhores infraestruturas turísticas em todo o mundo”, afirmou Ana Mendes Godinhho, acrescentando que “Portugal é, cada vez mais, uma referência internacional no Turismo, sendo este relatório uma peça-chave para captação de investimento”.

Segundo o Relatório de Competitividade no Turismo de 2019 do Fórum Económico Mundial (World Economic Forum, WEF) Portugal surge no 1.º lugar mundial na componente de Infraestruturas Turísticas (que avalia a qualidade da oferta turística), ultrapassando países como Áustria, EUA ou Espanha. Adicionalmente, o país subiu cinco lugares na componente de Recursos Naturais e Culturais (de 20.º para 15.º lugar), Transporte Aéreo (de 31.º para o 21.º lugar), na prontidão na adopção das tecnologias de informação e comunicação (de 41.º para 38.º) ou na Priorização do Turismo (de 14.º para 12.º).