Início B1 Portugal recua com data de reabertura de fronteira com Espanha

Portugal recua com data de reabertura de fronteira com Espanha

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, disse esta terça-feira que ainda não há uma data para a reabertura total de fronteiras com Espanha, sublinhando que a avaliação está a ser feita de 15 em 15 dias.

– O controlo de pessoas nas fronteiras terrestres e fluviais entre Portugal e Espanha vai manter-se enquanto for estritamente necessário, devido à pandemia da Covid-19, referiu o governante sem avançar datas.

No domingo, o Ministério da Administração Interna (MAI) confirmou que as fronteiras com Espanha vão continuar fechadas até 15 de Abril e esta terça-feira o ministro Eduardo Cabrita, em declarações a jornalistas, disse que, enquanto for necessário, a medida é para manter.

Questionado se já era possível apontar uma data para o levantamento dos controlos, o governante preferiu não arriscar, remetendo para um nova avaliação da situação epidemiológica nos dois países.

– Desejamos todos que possamos recuperar a normalidade, mas o que fazemos é uma avaliação quinzenal e também aqui não correremos a imprudência que é estar a fazer uma projecção que seja desmentida pela realidade, explicou.

As fronteiras com Espanha estão fechadas desde 31 de Janeiro devido à pandemia da Covid-19, sendo apenas permitida a circulação entre os dois países nos 18 pontos de passagem autorizados (PPA).

Segundo o MAI, as limitações não impedem a entrada em Portugal de cidadãos nacionais e de titulares de autorização de residência em Portugal, mas aqueles provenientes do Reino Unido, Brasil, África do Sul e de países com uma taxa de incidência de covid-19 igual ou superior a 500 casos por 100 mil habitantes, que entrem em Portugal por via terrestre, têm de cumprir um período de isolamento profilático de 14 dias, no domicílio ou em local indicado pelas autoridades de saúde.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here