Início B1 Portugal perde mais de 450 mil passageiros este Verão por falta de...

Portugal perde mais de 450 mil passageiros este Verão por falta de capacidade aérea

COMPARTILHE

O ministro das Infra-estruturas e da Habitação, disse que Portugal vai perder, este Verão, mais de 450 mil passageiros porque não há capacidade aeroportuária.

Entre os meses de Abril e Setembro, significa a falta de 3000 slots, acrescenta Pedro Nuno Santos, para indicar que o país vai pagar caro pelo adiamento de investimentos. Só a TAP vai ter de cancelar 1.500 voos este Verão por falta de slots em Lisboa.

O governante, que falava na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, na Assembleia da República, disse, esta quarta-feira, que andamos aqui todos há décadas a brincar aos aeroportos, a adiar decisões de investimento e hoje estamos a pagar caro.

Questionado por alguns deputados sobre a construção do novo aeroporto no Montijo e a decisão favorável condicionada na Declaração de Impacto Ambiental da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), o ministro considerou que é preciso encontrar equilíbrio entre defesa do ambiente e defesa do povo.

Lembra a Lusa que, em 8 de Janeiro de 2019, a ANA – Aeroportos de Portugal e o Estado assinaram o acordo para a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa, com um investimento de 1,15 mil milhões de euros até 2028 para aumentar o actual aeroporto de Lisboa e transformar a base aérea do Montijo, num novo aeroporto.

O aeroporto do Montijo poderá ter os primeiros trabalhos no terreno já este ano, depois da emissão da Declaração de Impacto Ambiental (DIA) e da reorganização do espaço aéreo militar e após os vários avanços registados em 2019.