Início B1 Portugal menos confinado a partir de hoje

Portugal menos confinado a partir de hoje

Já tinha sido anunciado e foi confirmado pelo Primeiro-Ministro António Costa, numa conferência de imprensa após a última reunião do Conselho de Ministros. Portugal passa a estar menos confinado a partir de hoje (segunda-feira).

António Costa sugeriu cautela aos portugueses e reiterou o pedido de esforço para manter a situação pandémica controlada e garantir que não haja retrocessos.

A segunda fase de desconfinamento, que começa hoje, permite assim, na área económica, que lojas com porta para a rua com menos de 200 metros quadrados deixarão de ter de vender ao postigo e poderão ter as suas portas franqueadas ao público de acordo com a lotação e regras definidas pela DGS.

No sector da restauração, as esplanadas têm autorização para abrir, mas o Primeiro-Ministro recordou que não pode haver grupos com mais de quatro pessoas e que todas as cautelas devem ser mantidas. Quando permanecermos no café à conversa, mesmo ao ar livre, devemos manter a máscara para evitar os riscos de transmissão, referiu.

É também a partir de hoje que se podem visitar os museus, os monumentos, os palácios nacionais, as galerias de arte e similares.

Além destas medidas, António Costa confirmou que cessa a proibição de circulação entre concelhos tanto à semana como aos fins-de-semana.

– Queria, mais uma vez, dar uma palavra de profundo agradecimento aos portugueses pela forma como têm conseguido, colectivamente, controlar esta pandemia. Nesta terceira vaga conseguimos evoluir, com grande sacrifício e grande determinação e grande persistência, de dias em que chegámos a ser os piores do mundo para a situação em que hoje nos encontramos. No conjunto do Espaço Económico Europeu, só a Islândia tem melhores resultados, destacou.

O Primeiro-Ministro sublinhou que esta evolução deve ser motivo de orgulho dos portugueses, porque é fruto do seu empenho e sacrifício, e que o orgulho deve ser convertido em força motivadora para se continuar a manter o esforço para que não se tenha de ficar parado a marcar passo ou a regredir no desconfinamento.

Se tudo correr como o previsto, a 19 de Abril reabrem os cinemas, teatros, auditórios, e salas de espectáculos, todas as lojas e centros comerciais. É a partir dessa data que os restaurantes, cafés e pastelarias podem retomar a actividade até às 22 horas com o máximo de quatro pessoas por mesa no interior e seis pessoas em esplanadas. Estarão igualmente autorizados eventos exteriores com diminuição de lotação.

Só a partir de 03 de Maio é que o sector de restauração poderá acolher o máximo de seis pessoas por mesa no interior do estabelecimento e 10 nas esplanadas, podendo funcionar sem limite de horário. Estarão também autorizados grandes eventos exteriores e eventos interiores com diminuição de lotação.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here