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Portugal formaliza Conselho Estratégico Nacional para o Enoturismo

O Turismo de Portugal formalizou esta quinta-feira a criação do Conselho Estratégico Nacional para o Enoturismo.

Este conselho estratégico surge no âmbito do Programa de Acção para o Enoturismo, lançado pelo Turismo de Portugal em 2019 e em execução, e junta as estruturas do vinho e as estruturas do turismo nacionais.

Com este passo, alarga-se o compromisso do enoturismo contido no programa de acção a outras entidades públicas e privadas em todo o território nacional.

O memorando envolve o Turismo de Portugal, ViniPortugal, Instituto do Vinho e da Vinha, Associação de Municípios Portugueses do Vinho, entidades regionais de turismo do Porto, Centro de Portugal, Lisboa, Alentejo e Ribatejo e Algarve e secretarias regionais de turismo da Madeira e dos Açores.

Também a Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal e as agências regionais de promoção turística do Porto e Norte de Portugal, Centro de Portugal, Lisboa, Alentejo, Algarve e da Madeira e dos Açores fazem parte da parceria.

Segundo o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, a entidade vai ter quatro objectivos, um deles, o desenvolvimento da oferta do enoturismo e a capacitação dos empresários dos sectores público e privado.

O segundo tem a ver com toda a componente da formação específica em enoturismo, área em que quatro mil pessoas foram formadas em dois anos, fruto de mais de 90 acções” realizadas.

A promoção é o terceiro objectivo de actuação do conselho estratégico, quer através da Internet ou de campanhas, quer mediante a captação de grandes eventos para Portugal relacionados com o enoturismo. A quarta componente assenta na monitorização e quantificação do sector.

– Esta é uma área que estamos a trabalhar ainda e vamos começar a ter resultados já no próximo ano, por exemplo para saber que tipo de pessoas procuram o enoturismo e como, onde e quanto é que gastam, o que vai contribuir para melhorar a oferta.

Luís Araújo, considerou que o enoturismo é muito importante para Portugal, porque é imagem de marca de todo o país e atrai turistas com elevado poder de compra.

O presidente do Turismo de Portugal declarou aos jornalistas, em Monsaraz, à margem da 5.ª conferência da Organização Mundial de Turismo sobre este tema, que é importantíssimo nós estarmos neste produto, mas também na capacitação e no desenvolvimento da oferta de enoturismo em todo o território.

O dirigente destacou as variadíssimas razões que explicam a importância do enoturismo para o país.

– Primeiro, cobre todo o território nacional, incluindo as ilhas, portanto, cumpre com aquela máxima de que precisamos de turistas em todo o território, além de que pode ser feito ao longo de todo o ano, porque se pode provar vinhos desde o Verão até ao Inverno, realçou.

Mas, também por ser um sector que atrai para Portugal segmentos de mercado principalmente de longa distância, que ficam durante muito mais tempo e gastam mais.



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