Portugal é país de “alto risco” para África do Sul

Turistas oriundos de Portugal e do Brasil, entre outros, não serão autorizados a entrar na África do Sul, quando o país abrir as fronteiras, o que acontecerá hoje (01), justificando serem países de “alto risco”.

No entanto, o ministro Interior sul-africano acrescentou que a restrição se aplica somente a viagens de turismo, estando autorizadas viagens de negócios.

Aaron Motsoaledi salientou que os vistos que expiraram durante o confinamento da covid-19 serão considerados válidos até 31 de janeiro de 2021.

Na lista de 40 países enumerados como sendo de “alto risco” por Pretória contam-se também a Rússia, Suíça, Reino Unido, Holanda, Qatar, Estados Unidos da América, França, Índia, Israel e Venezuela.

Curiosamente, as autoridades sul-africanas consideraram a China como país de “baixo risco” devido ao declínio do número de infeções de covid-19.

Os três aeroportos internacionais – OR Tambo, em Joanesburgo; King Shaka International, em Durban; e Cape Town International, Cidade do Cabo –, foram identificados como sendo os únicos portos de entrada autorizados no país para visitantes estrangeiros.