Portugal foi eleito “o destino a visitar” em 2018 pelos Virtuoso Awards, atribuídos pela maior rede global de viagens de luxo durante a 30ª edição da Virtuoso Travel Week, que decorreu recentemente em Las Vegas.
Com mais de 15 mil associados, a Virtuoso agrega operadores turísticos e agentes de viagens de todo o mundo – sendo que 9 mil são oriundos dos EUA -, tornando este um canal relevante para a realização de acções promocionais do destino Portugal junto do mercado norte-americano.
No âmbito da Estratégia Turismo 2027, que traça a visão e as metas daquilo que o país pretende alcançar em termos de turismo nos próximos 10 anos, os EUA aparecem referenciados como um mercado de aposta tendo em conta que, pela sua grande dimensão enquanto emissor de turistas, representa um potencial de crescimento para Portugal. Em 2017 este foi um dos mercados emissores que mais cresceu, com um aumento de 35% em número de hóspedes, a que não é alheio o reforço das ligações aéreas entre os EUA e Portugal, operadas actualmente pela TAP, SATA, United Airlines, American Airlines e Delta Airlines.