Porto de Lisboa prepara-se para receber hidroaviões

A APL-Administração do Porto de Lisboa, SA., no âmbito do centenário da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul, por Sacadura Cabral e Gago Coutinho, que foi assinalas ontem, dia 03 de Abril, iniciou os procedimentos necessários para a certificação de um aeródromo naval no rio Tejo, na zona do Mar da Palha.

Trata-se de uma iniciativa que permitirá dar resposta ao número crescente de entidades na área do Turismo que têm manifestado interesse nesta actividade, em Lisboa.

Esta infraestrutura será gerida pela APL e o processo de certificação envolverá um conjunto alargado de entidades de onde destacamos a ANAC, a CML, CPL, entre outras.

O futuro aeródromo naval não terá qualquer barreira física, sendo apenas uma área de referência na zona do Mar da Palha. Só haverá descolagem ou amaragem com boa visibilidade e espaço livre e suficiente para a operação em segurança.

Todas as operações de voo serão realizadas com planos de voo submetidos, aprovados e controlados pelas autoridades aeronáuticas.

Quando o hidroavião amarar, comporta-se como qualquer embarcação respeitando as regras náuticas como as restantes embarcações, sem qualquer diferença ou conflito com a restante navegação marítima.

Durante a fase de voo o controlo será responsabilidade das autoridades aeronáuticas e, na fase em que se desloque no espelho líquido, será a APL a controlar, tal como faz com a restante navegação, mantendo-se as respectivas competências separadas e sem conflitos.