No próximo dia 26 de junho, a NOS participa no II Congresso Mundial da OMT (Organização Mundial de Turismo) de Destinos Turísticos Inteligentes. O objectivo é dar a conhecer o contributo da plataforma Portal de Informação Turística para que Portugal continue a trilhar, de forma sustentada e estruturada, o seu caminho enquanto destino turístico de eleição na era da transformação digital.

João Ricardo Moreira (na foto), administrador da NOS Comunicações, é orador na Smart Talk ‘Destinos a caminho da Transformação Digital’, num painel em que se irá debater a necessidade de criar destinos turísticos sustentáveis aproveitando os recursos da digitalização e outros avanços tecnológicos.

O responsável da operadora portuguesa levará a Oviedo, como exemplo desta optimização de recursos, a plataforma Portal de Informação Turística. Através desta ferramenta pioneira e inovadora baseada em Data Analytics, é possível, identificar oportunidades e desafios para robustecer as estratégias de planeamento e gestão turística a nível nacional, regional ou local.

Lançado em outubro, o Portal de Informação Turística da NOS foi criado com o objetivo de disponibilizar a decisores, entidades e empresas ligadas à indústria do Turismo uma ferramenta prática e acessível de gestão inteligente de dados agregados e anonimizados sobre a presença de turistas estrangeiros, fluxos e previsão da procura de Portugal como destino turístico. Entre os indicadores disponíveis na plataforma é possível aceder a indicadores estatísticos como Pressão, Densidade e Diversidade Turísticas, e outros como Atracção Almoço e Jantar, Retenção Nocturna, Weekenders e Sofisticação Digital, e segmentar por região e concelhos.

O II Congresso Mundial da OMT de Destinos Turísticos Inteligentes, decorre em Oviedo (Astúrias, Espanha), entre 25 e 27 de junho, reunindo especialistas internacionais do sector com o propósito de apresentar e debater novos modelos e estratégias para o Turismo no século XXI com base em inovação, tecnologia, sustentabilidade, liderança e acessibilidade.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter