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Piratas informáticos “atacaram” easyJet

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A companhia aérea easyJet comunicou ter sofrido ontem (19) um ciberataque  altamente sofisticado que violou dados pessoais de cerca de nove milhões de clientes.

Em comunicado, a low cost britânica refere que os piratas informáticos tiveram acesso aos endereços de correio electrónico bem como aos detalhes de viagem dos passageiros e num número mais restrito de casos – 2.208 pessoas -, aos dados de cartões de crédito.

No mesmo comunicado, a easyJet informou que os clientes afectados serão contactados nos próximos dias, até 26 de maio, no máximo, acrescentando já ter entrado em contacto com os que tiveram os dados dos cartões de crédito comprometidos.

A easyJet adiantou tratar-se de um ciberataque a partir de uma fonte altamente sofisticada e já apresentou desculpas às pessoas afectadas. A low cost declarou não ter indícios que levem a crer que os dados foram utilizados para fins nocivos, , mas pediu aos clientes envolvidos para estarem muito atentos.

Após ter dado com a anomalia, o grupo aéreo alertou de imediato a organização britânica de cibersegurança e o regulador britânico de proteção de dados.

Coincidência ou não, este incidente acontece numa altura em que a companhia se encontra bastante debilitada pela pandemia de covid-19, que levou a uma paragem da quase totalidade dos seus dos voos.

Na próxima sexta-feira deverá realizar-se uma assembleia geral de accionistas cujo tema será o decidir sobre o futuro da equipa dirigente.

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