Início Destaques Pilotos da TAP estudam possível greve

Pilotos da TAP estudam possível greve

O Sindicato dos Pilotos marcou um plenário para a próxima quarta-feira, 15 de Abril, justificando a posição de que a TAP e o Governo não estão a honrar os compromissos e que as consequências serão severas.

PilotosOs pilotos da TAP caminham para a marcação de uma greve, a qual terá como fundamento o facto do Governo e da administração da empresa não pretenderem cumprir aquilo que consideram ter sido acordado com o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) a 23 de Dezembro de 2014. A decisão poderá ser tomada no plenário de pilotos marcado para quarta-feira, dia 15 de Abril.

O SPAC endureceu a sua linguagem crítica num comunicado enviado aos associados no dia 12 de Abril: Os pilotos e o SPAC vão exigir o cumprimento pontual destes acordos porque já prestaram as respectivas contrapartidas e porque ‘as instituições e os homens de palavra honram os seus compromissos’. Ou sofrem as consequências. É indispensável que os pilotos enviem agora um sinal forte e claro aos potenciais investidores de que existem compromissos passados que devem ser respeitados. Pelo Governo e pela TAP. No caso contrário, as consequências serão severas.

O SPAC considera que as partes acordaram repor o Acordo de Empresa (AE) e que isso não está a acontecer. Os pilotos argumentam que repor o AE significa repor as cinco prestações de vencimento de senioridade, ilegalmente suspensas pelos efeitos das leis orçamentais de 2011 a 2015.

A TAP tem um ponto de vista diferente. A companhia defende que o AE está em vigor com as limitações resultantes do Orçamento do Estado e que o que foi acordado foi a iniciação, ou retoma, de todas as disputas interpretativas em curso no domínio dos Acordos de Empresa das empresas do grupo com estas associações sindicais até 31 de Janeiro de 2015. Neste quadro, afirma a TAP, os 15 pontos colocados pelo SAPC foram acordados, mas os pilotos no final colocaram novas questões provocando a ruptura das negociações.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter