Início VIP Parceira espanhola da APAVT cria fundo de defesa jurídica para agências de...

Parceira espanhola da APAVT cria fundo de defesa jurídica para agências de viagens

A CEAV (Confederação Espanhola de Agências de Viagens), uma das principais parceiras internacionais da APAVT, acaba de constituir um fundo para a defesa jurídica e representatividade das agências de viagens do país vizinho para as representar.

O instrumento nasce com a participação de 15 grandes redes e grupos de gestão, mas está aberto a qualquer agência ou grupo que queira aderir. O fundo será utilizado, por um lado, para assumir a representação das agências de viagens espanholas em múltiplas áreas, bem como dispor de mais recursos, que possibilitem uma melhor defesa dos interesses colectivos deste sector, cimentando a defesa frente a incumprimentos de fornecedores, especialmente por parte de companhias aéreas.

O sector do turismo representa mais de 12% do PIB espanhol e as agências de viagens são um dos actores essenciais. Além dos seus interesses particulares, como um grupo, vários interesses são identificados que os afectam globalmente. Neste sentido, a CEAV tem impulsionado a criação desse fundo económico que será alimentado pelas contribuições de quem voluntariamente quiser aderir.

O fundo nasceu com a convicção da CEAV de que a cooperação entre um grande número de entidades torna, sem dúvida, mais eficaz a promoção, reivindicação e defesa destes interesses colectivos. E a primeira colaboração tem sido a das associações membros da CEAV de onde provêm as agências que colaboram para a gestão deste fundo, sem as quais não teria sido possível iniciar este projecto.

Segundo o presidente da CEAV, Carlos Garrido, este fundo é mais necessário do que nunca e foi um dos objectivos incluídos na minha candidatura eleitoral em Novembro de 2019. Perante a crise provocada pela Covid-19, temos assistido a muitas violações de fornecedores, principalmente por parte das companhias aéreas, o que tem vindo a causar sérios prejuízos às agências de viagens.

E acrescenta que com a constituição do fundo, o CEAV reforça o seu papel de defensor dos direitos de todas as agências de viagens, bem como reforçará a presença da Confederação nas principais instituições do sector das agências de viagens.

Na primeira reunião foram já decididas algumas questões a serem realizadas pelo Fundo de Defesa das Agências de Viagens, entre as quais se destaca a modificação do regulamento das viagens organizadas, que será promovida tanto em Espanha como na Europa.

Refira-se que a APAVT e a CEAV constituem a Aliança Ibérica das Agências de Viagens (AIAV). Conjuntamente, as duas organizações têm levado a cabo uma série de iniciativas e articulado estratégias no âmbito da Confederação Europeia (ECTAA).



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here