Início Breves Palácio da Ajuda inaugura amanhã restauro da sala D. João IV

Palácio da Ajuda inaugura amanhã restauro da sala D. João IV

COMPARTILHE

A sala D. João IV, uma das maiores do Palácio Nacional da Ajuda (PNA), em Lisboa, abre ao público no domingo, após 18 meses de obras de restauro, no valor de 260.587 euros.

“É uma das maiores do palácio, com 170m2, do tempo do Rei D. João VI, em 1823.

Inaugurada no sábado, a sala estará totalmente disponível ao público a partir de domingo.

A sala D. João IV, no piso nobre do edifício faz parte das “salas de aparato” do ex palácio real, onde se realizavam diferentes cerimónias.

Totalmente revestida a pintura, a das paredes é atribuída ao “pintor do rei”, José da Cunha Taborda (1766-1836) enquanto a do tecto é da autoria de Domingos Sequeira (1768-1837). Ambas as pinturas foram executadas, com toda a probabilidade, em 1823.

Taborda, na parede poente, retrata o Acto do Juramento Solene de D. João IV, ocorrido a 15 de dezembro de 1640 e, nas restantes, coloca uma atenta assistência, constituída pela pequena nobreza, burguesia e povo.

Para o tecto foi escolhida uma obra de Sequeira, reproduzindo a Alegoria da Justiça e da Concórdia, tela pintada em Roma, em 1794. No centro, o artista pintou a Justiça e a Sabedoria abraçadas, tendo por perto um génio exibindo uma cadeia quebrada. À direita, a Pátria e o Génio Tutelar do Reino repelem duas criaturas maléficas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here