Após tomarem conhecimento das recentes decisões da União Europeia sobre a não necessidade de testes ou quarentenas para viajantes vacinados, grandes operadores britânicos como easyJet, TUI ou Jet2 já afirmaram que as reservas para o Verão podem atingir os níveis de 2019.
Isto, porque a partir de 11 de Fevereiro, os viajantes vacinados não terão que passar por nenhum teste para chegar a Inglaterra ou à Escócia. Tanto o País de Gales como a Irlanda do Norte ainda não se pronunciaram.
Em simultâneo, a notícia foi recebida com entusiasmo não só pelos potenciais viajantes do país como também da Europa. Trata-se de uma decisão que pode ser um impulso para viajar, já que os turistas poderão economizar com o valor dos testes.
Por exemplo, a easyJet disse que milhões de clientes ficariam encantados sobre o retorno de viagens sem restrições no Reino Unido e prevê um Verão forte com níveis de voo próximos aos de 2019, acrescentando que, embora estejam actualmente satisfeitos, enfatizam suas críticas à exigência de testes como forma de parar a pandemia. Acreditamos que os testes para viagens agora devem se tornar firmemente uma coisa do passado, comentou a easyJet.
Por sua vez, a TUI Reino Unido e Irlanda divulgaram uma declaração na qual descrevem a decisão do governo britânico como um passo em frente para que as viagens voltem ao normal e que isso já resultou em um aumento das reservas que esperam que voltem aos níveis pré-pandemias. Para já estão agora mais focados para as ‘escapadas’ de Inverno no México, República Dominicana, Cabo Verde e Ilhas Canárias.