Início B1 OMT: Turismo internacional assistiu a ligeira recuperou no Verão

OMT: Turismo internacional assistiu a ligeira recuperou no Verão

O turismo internacional deu sinais de recuperação em Junho e Julho de 2021 já que alguns destinos flexibilizaram as restrições às viagens e a vacinação avançou em muitas partes do mundo.

De acordo com a última edição do Barómetro da Organização Mundial do Turismo (OMT), só em Julho, cerca de 54 milhões de turistas cruzaram as fronteiras internacionais, o que representa 67% a menos que no mesmo mês de 2019.

A OMT regista que são os melhores resultados desde Abril de 2020, início da situação pandémica em todo o mundo, e acrescenta que o número é comparável às 34 milhões de chegadas internacionais registadas em Julho de 2020, embora ainda esteja bem abaixo dos 164 milhões registados no mesmo mês de 2019.

A maioria dos destinos que relataram os seus dados de Junho e Julho de 2021 teve uma recuperação moderada nas chegadas internacionais em comparação com 2020.

– Há claramente uma forte procura pelo turismo internacional e muitos destinos começaram a receber visitantes com segurança e responsabilidade. No entanto, o verdadeiro reinício do turismo, com os benefícios que isso acarreta, continua a ser adiado, enquanto a existência de regras e regulamentos díspares e taxas de vacinação desiguais continuarem a afectar a confiança do viajante, afirmou o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikasvili.

Quanto às receitas turísticas, a OMT revela que nos primeiros sete meses deste ano houve uma recuperação modesta, com alguns países a ultrapassarem, em Junho e Julho, os resultados dos mesmos meses de 2019. Um bom exemplo é o México que teve aproximadamente a mesma receita de turismo em Junho de 2021 que em 2019, e em Julho registou um aumento de 2% em relação a 2019. Entre os grandes mercados, a França (-35%) e os Estados Unidos (-49%) tiveram uma melhoria significativa em Julho, embora os gastos com o turismo permaneçam bem abaixo dos níveis de 2019.

Estimativas até final do ano nada animadoras

As perspectivas para o período entre Setembro e Dezembro de 2021 permanecem mistas, de acordo com a última pesquisa do Painel de Especialistas da OMT, na qual 53% acreditam que será pior do que o esperado. Apenas 31% dos especialistas prevêem melhores resultados até o final do ano. A pesquisa também mostra que os profissionais ainda esperam uma recuperação quando a procura por viagens internacionais for divulgada em 2022.

Quase metade dos especialistas (45%) ainda pensa que o turismo internacional não regressará aos níveis de 2019 até 2024 ou mais tarde, enquanto 43% prevêem que a recuperação acontecerá em 2023. Por região, na Europa, metade dos pesquisados ​​indica que isso acontecerá em 2023. O Oriente Médio é a região mais optimista, com projecções de recuperação total em 2022.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMOSiga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here