Início A fechar OMT: turismo começa a recuperar aos pouco

OMT: turismo começa a recuperar aos pouco

O Barómetro Mundial do Turismo da Organização Mundial do Turismo (OMT) anuncia que o mercado está a recomeçar em algumas áreas, principalmente nos destinos do hemisfério norte.

Apesar deste (pouco) optimismo, a OMT destaca que as restrições de viagens permanecem em vigor na maioria dos destinos e o turismo continua sendo um dos sectores mais afectados pela pandemia da covid-19, reiterando o seu apelo aos governos e organizações internacionais para apoiar o turismo.

O levantamento gradual das restrições em alguns países, junto com a criação de corredores de viagem, a retoma de alguns voos internacionais e os protocolos de segurança e higiene, são algumas das medidas adoptadas pelos governos.

Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT, pede novamente um forte apoio ao sector para proteger empregos e empresas, até que o reinício do turismo esteja a funcionar em todos os lugares.

– Portanto, congratulamo-nos com as medidas adoptadas pela União Europeia e por países individuais, incluindo França e Espanha, para apoiar economicamente o turismo e construir as bases para a recuperação, declara.

Para o secretário-geral da OMT, historicamente, Abril era considerada uma das épocas mais movimentadas do ano. Contudo, face às restrições de viagens apresentou uma queda de 97% nas chegadas de turistas internacionais.

– O declínio de Abril segue os resultados de Março, que contou com decréscimo de 55%, destaca  Zurab Pololikashvili, acrescentando que entre Janeiro e Abril, a chegada de turistas internacionais diminuiu 44%.

E será de prever que nos meses que se seguem, nomeadamente Março, as quedas serão acentuadas.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter