Início B4 OMT dá prémios a aldeias rurais

OMT dá prémios a aldeias rurais

As aldeias rurais que sejam os melhores exemplos de aproveitamento do turismo para proporcionar oportunidades e salvaguardar as suas comunidades, tradições e património vão ser distinguidas pela Organização Mundial do Turismo (OMT), com o prémio “Best Tourism Villages”.

Com este prémio, a OMT visa identificar aldeias que tenham adotado abordagens inovadoras e transformadoras do turismo nas zonas rurais.

As localidades selecionadas com os “Best Tourism Villages by UNWTO” serão anunciados durante a 24.ª reunião da assembleia geral da OMT, que decorrerá em Marraquexe, Marrocos, entre 12 e 15 de Outubro de 2021.

A iniciativa “Best Tourism Villages by UNWTO” da UNWTO visa maximizar a contribuição do sector para reduzir as desigualdades regionais e combater o despovoamento rural, sendo o objectivo fazer do turismo uma força positiva para a transformação, desenvolvimento rural e bem-estar da comunidade.

Os “Best Tourism Villages by UNWTO” assentam em três pilares, um dos quais é o “Selo Best Tourism Villages by UNWTO” que identificará as aldeias que sejam exemplos de excelência de destinos de turismo rural com activos culturais e naturais reconhecidos, que preservem e promovam valores, produtos e estilos de vida rurais e comunitários e que defendam um compromisso manifesto com a inovação e a sustentabilidade em termos económicos, social e do meio ambiente.

Os outros dois pilares são o Programa Upgrade Best Tourism Villages by UNWTO e Rede Best Tourism Villages by UNWTO, um espaço para a troca de experiências, boas práticas, etc.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMOSiga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter