Início B2 OMT – Chegadas de turistas internacionais caem drasticamente até Junho

OMT – Chegadas de turistas internacionais caem drasticamente até Junho

De acordo com os novos números do Barómetro do Turismo, da Organização Mundial do Turismo (OMT), as chegadas de turistas internacionais caíram 65% no primeiro semestre do ano, a nível global, e diminuíram 93% em Junho, face ao ano anterior.

O comunicado que a OMT enviou à comunicação social refere que é um colapso sem precedentes causado pelo encerramento das fronteiras por todo o mundo e a introdução de restrições de viagens em resposta à pandemia.

Recorde-se que já os dados de Junho tinham mostrado uma quebra de 93%, em comparação com 2019, demonstrando o grande impacto que a pandemia de covid-19 tem tido no sector.

Mesmo com a reabertura de um número crescente de destinos aos turistas internacionais, a OMT constata o abrandamento das restrições às viagens em 53% dos destinos, nomeadamente pelo facto de muitos países permanecem cautelosos.

A OMT afirma que a queda repentina e drástica nas chegadas de turistas internacionais colocou em risco milhões de empregos, bem como a sobrevivência de inúmeras empresas.

Segundo a organização, a quebra na procura de viagens internacionais entre Janeiro e Junho traduz-se numa perda de 440 milhões de desembarques internacionais e cerca de 386,83 mil milhões de euros em receitas de exportação do turismo.

A OMT é de opinião que é possível fazerem-se viagens internacionais seguras em várias partes do mundo e afirma ser prioritário que os governos trabalhem em estreita colaboração com o sector privado para recuperar o turismo.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter