COMPARTILHE

Decorre até domingo, em Porto Santo, a segunda edição da Rota do Atum. Um evento gastronómico organizado pela Vila Beleira Resort com o apoio da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas da Secretaria Regional de Turismo e Cultura e da Associação de Promoção da Madeira.

Durante seis dias e sob a alçada do Chef Cordeiro, responsável pela curadoria gastronómica, e do chef residente Manuel Santos, chefs nacionais e internacionais rendem a sua homenagem ao atum, criando ementas onde este ingrediente é rei e senhor. Entre os chefs convidados destaque para o Chef Carmine Basile (Itália), o Chef José Lopez (Espanha) e o Chef António Vieira, que repetem a sua presença.

A nível gastronómico existe duas componentes chave. Os almoços e jantares organizados por 15 restaurantes da ilha e com o preço fixo de 20 euros ao almoço e 25 euros ao jantar; e ainda os jantares especiais que todos os dias ocorrem no restaurante do Vila Baleira Resort.

Fora as refeições propriamente ditas o Festival tem, no total, cerca de 30 actividades, entre concursos gastronómicos, visitas aos atuneiros, noites com música temática, jantares vínicos, showcookings, exposições de fotografia, dança, assim como workshops no Vila Baleira Resort.

À semelhança da primeira edição deste evento, este ano está de regresso a competição “O Atum é a Estrela”. Aberta a profissionais de cozinha com restaurantes em Porto Santo, esta iniciativa colocará à prova a criatividade e qualidade dos participantes, elegendo as três melhores propostas. Este ano, como novidade, além da categoria “Profissionais” haverá também a categoria “Restaurantes”.

O Opção Turismo está a acompanhar os últimos dias do evento – a primeira crónica saiu já hoje, as restantes serão publicadas durante a próxima semana.