O novo Conselho de Administração do Grupo SATA, presidido por Luís Rodrigues, toma posse esta terça-feira, 7 de janeiro.
Na sequência dos nomes propostos pelo presidente indigitado da SATA, Luís Rodrigues, o Governo Regional dos Açores deu luz verde à nomeação de dois novos administradores para o Conselho de Administração, que passa a integrar Teresa Pais de Moura Gonçalves e Mário Chaves.
Teresa Gonçalves é licenciada em Economia pela Universidade Católica Portuguesa e detentora de uma pós-graduação em Finanças pela Universidade Nova de Lisboa, bem como de uma pós-graduação em Concorrência e Regulação pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa/IDEFF – Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal. Actualmente, exercia as funções de directora de Promoção e Defesa da Concorrência na AMT – Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, tendo a seu cargo áreas como a relação da Autoridade da Concorrência para os diversos temas relacionados com o sector dos transportes.
Já Mário Chaves detém uma vasta experiência operacional e de gestão no sector da aviação civil comercial. É detentor do ATPL Training (Airline Transport Pilot License), tornando-se ainda Instrutor de Treino e Instrutor em A320 Type Rating. Entre 2013 e 2015 desempenhou funções de direcção na IATA – International Air Transport Association, em áreas como Operações de Voo, Eficiência e Segurança. Actualmente, desempenhava funções no Grupo Icelandair na área da consultadoria operacional e de gestão.
Refira-se que a Azores Airlines registou prejuízos de 31 milhões de euros nos primeiros 10 meses de 2019, sendo o total do seu passivo de 216,2 milhões de euros, indica o relatório de execução financeira das empresas públicas que o Governo dos Açores acaba de entregar na Assembleia Legislativa Regional.