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A Costa Cruzeiros acaba de apresentar o seu último navio de cruzeiros. O Costa Toscana tem a particularidade de funcionar com propulsão por GNL – gás natural liquefeito, considerado o combustível fóssil mais limpo do mundo, e deverá ser entregue em 2021. Trata-se de uma embarcação com um volume de 180 mil toneladas brutas e mais de 2.600 quartos.

O Costa Toscana é o segundo dos dois novos navios irmãos da Costa Cruzeiros, que serão movidos, tanto no mar quanto no porto por GNL. O primeiro, o Costa Smeralda, está em fase de conclusão dos últimos detalhes de interior. Segundo informações disponibilizadas pela Costa Cruzeiros deverá entrar ao serviço em Outubro deste ano.

A introdução do GNL permitirá uma melhoria da qualidade do ar graças à eliminação das emissões de dióxido de enxofre (emissões nulas) e de partículas (redução de 95/100%), tanto no mar como no porto. Sem esquecer que reduzirá a emissão de óxidos de nitrogénio em 85% e até 20% de dióxido de carbono.

Isto acontece porque o gás será armazenado em tanques especiais a bordo e será usado para gerar a energia necessária para os serviços de navegação e navios, devido aos motores híbridos de combustível duplo.

O Costa Toscana e o Costa Smeralda fazem parte do plano de expansão da frota do Grupo Costa (que inclui as marcas Costa Cruzeiros e AIDA Cruzeiros). Um plano que prevê a introdução de sete novos navios que deverão entrar em serviço em 2023 e um investimento superior a 6 mil milhões de euros. O primeiro navio entregue foi o AIDAnova, em Dezembro do ano passado, seguido do Costa Venezia no final de Fevereiro de 2019.