Início Opção Turismo Nova marca da Madeira ultrapassa a mera promoção turística

Nova marca da Madeira ultrapassa a mera promoção turística

Foi criada sob a ‘umbrella’ do turismo, mas a nova imagem da Madeira vai para além da promoção turística do destino. O Governo Regional vai adoptá-la, assegurou Miguel Albuquerque.

Num projecto com assinatura da agência criativa BAR, que trabalhou de perto com a Bloom Consulting (análise e estudo), a nova identidade apresentada pela Associação de Promoção da Madeira (APM) tem como assinatura “Madeira. Tão tua” (Belong, em inglês) e um logótipo de 11 cores composto a partir da desconstrução do círculo – símbolo associado à ideia de inclusão e ao espírito madeirense.

Segundo o presidente do Governo Regional, foi um trabalho muito bem feito. Tive a oportunidade de assistir ao pormenor à concepção e desenvolvimento que a presidiram e, acho que tudo se conjuga para aquilo que sempre marcou a Madeira, a sua hospitalidade. As pessoas aqui sentem-se em casa porque usufruem sem qualquer complexo e sem quaisquer barreiras das vigências normais da nossa comunidade. Ao longo dos séculos tem sido assim, realçou.

– O turismo, como qualquer outra actividade, tem que se modernizar e, hoje não tenho nenhuma dúvida que esta é uma marca actual e que visa a sua difusão em todo o mundo, mas também internamente. Esta marca será utilizada inclusivamente pelo próprio Governo, destacou Miguel Albuquerque.

Já em declarações ao nosso jornal, Nuno Vale, director executivo da Agência de Promoção da Madeira (APM), o grande desafio foi criar esta marca de dentro para fora. Comecámos este trabalho através de um grande inquérito com a população, que deu os seus contributos e a sua visão para o turismo e para a região. Depois entrevistámos os stakeholders da área do turismo, os turistas nacionais e internacionais e chegámos á uma ideia central.

Sentimento de pertença

– Esta marca agora é o símbolo daquilo que representa a Madeira, e corporiza aquilo que queremos que as pessoas percebam acerca da Madeira – o destino onde as pessoas se sentem em casa, onde sentem que pertencem. Este sentimento de pertença e inclusão é muito importante e está no âmago da Madeira, e tem muito a ver com a hospitalidade. A Madeira soube sempre receber as pessoas e fazê-las sentir como fazendo parte da região, disse o responsável.

– Tudo isso que fizemos até aqui, e para a frente, seja em termos de comunicação, organização de eventos, seja em termos de toda a acção, será com esta mensagem, porque queremos que todos saibam que têm aqui um destino turístico onde todos podem fazer parte, frisou Nuno Vale ao Opção Turismo.

De forma mais romântica, de acordo com o secretário Regional do Turismo e Cultura da Madeira, esta é o final de uma história que queremos que seja o início de uma outra, que envolveu nove mil inquéritos individuais e workshops e no fim disto tudo conseguimos encontrar a forma de representar o que é genuíno, o que é autenticamente nosso, o que é honesto transmitir, porque a promoção e a comunicação de um destino tem essa responsabilidade. Não podemos nunca defraudar as expectativas de quem ouve a nossa comunicação relativamente ao que encontra no território.

O símbolo que representa a nova marca é o círculo da união, da convergência, da inclusão, e é através deste círculo que se consegue escrever a Madeira, com vários círculos sobrepostos em cada uma das letras, explicou Eduardo Jesus, para acrescentar que temos variadíssimas vagas de comunicação para acontecer, umas dependentes da situação dos mercados de origem, mas todas campanhas que a Madeira tem preparadas a curto/médio prazos, já incorporam a nova marca, onde exploramos não só a forma como a Madeira está escrita, mas toda a representação gráfica que nos permite essa comunicação, designadamente em termos de segmentos turísticos, utilizando as várias expressões que este símbolo nos permite. Será uma grande revolução na comunicação da Madeira.

Versátil para cada um dos segmentos

– É possível e versátil para cada um dos segmentos, e hoje os segmentos mais novos são os que estão neste momento a responder mais activamente, com uma grande operação de nómadas digitais a decorrer na região, como também temos famílias jovens com crianças que encontraram no nosso modelo a segurança que precisam para as suas férias, realçou ainda o governante regional.

No fundo, com o slogan ‘Madeira. Tão tua’ ou em inglês ‘Belong to Madeira’, a mensagem é muito simples – é a arte de bem receber que a Madeira desenvolveu ao longo dos anos. Este é um atractivo intrinsecamente nosso e, colocado à disposição da comunicação, só favorece o destino, disse ainda o secretário regional que tem a tutela do turismo. Por isso batemos na tecla autenticamente nosso, genuinamente nosso, e o que queremos é renovar esses aspectos diferenciadores pois, é aqui que encontramos os nossos activos em termos de competitividade, numa estratégia que assenta na montanha, no mar e na cultura, sublinhou.

A nova marca da Madeira, em cuja apresentação oficial o Opção Turismo esteve presente, reúne um conjunto de 11 cores que representam os 11 concelhos da região, desde o amarelo da praia, o violeta do Funchal, o verde da montanha ou o azul do mar. São cores vivas que também apelam à vivacidade da região, com alusões à Floresta Laurissilva, às casas de Santana e lagoas. Permite-nos uma versatilidade gigantesca na comunicação do destino, realçou Eduardo Jesus.

 



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here