NEST e OMT assinam acordo de cooperação e parceria

A Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (OMT) e o NEST – Centro de Inovação do Turismo, assinam amanhã (10), no âmbito de uma conferência mundial de enoturismo, que decorrerá em Reguengos de Monsaraz, um protocolo de parceria e cooperação nas áreas da inovação e adopção de tecnologias aplicadas ao turismo, para a competitividade e reforço internacional do turismo em Portugal.

Com este acordo de cooperação, o NEST e a OMT (UNWTO na sigla em inglês) pretendem facilitar a retoma do sector que sofreu um importante revés com a pandemia.

O objectivo é tornar esta indústria mais resiliente e sustentável, através da inovação.

O acordo vai fomentar o empreendedorismo, através do incentivo à inovação e pesquisa, como veículos de desenvolvimento económico do turismo em Portugal e a nível global.

Recorde-se que uma das principais missões da UNWTO é a criação de um turismo universalizado, sustentável, acessível e inclusivo.

O protocolo de cooperação faz parte de um conjunto alargado de iniciativas criadas pelo NEST, alinhadas e alicerçadas no Plano Reactivar o Turismo / construir futuro e nas medidas do turismo no âmbito do programa do governo.

Refira-se ainda que esta cooperação vai realçar o talento dos empreendedores, numa escala global, através de atividades de, formação e apoio a incubadoras.

Na prática, a parceria vai facilitar uma visibilidade global às iniciativas criadas pelo NEST, dentro das redes de comunicação global geridas pela UNWTO. O NEST ficará, também, responsável pela divulgação e apoio aos concursos globais, promovidos pela UNWTO, junto de empreendedores portugueses.