O NEST – Centro de Inovação do Turismo acaba de criar um novo espaço de partilha em workspace digital na plataforma Slack.
Através desta plataforma, os agentes do sector podem colocar as suas dúvidas, partilhar documentos e outra informação relevante, numa lógica colaborativa. Esta é uma das iniciativas do programa Tourism Now!, que inclui também a realização regular de webinars de acesso livre, com vista a apoiar o sector nestes tempos de incerteza.
Numa segunda fase, pretende-se, de acordo com comunicação do Turismo de Portugal, que o NEST Slack se assuma como uma ferramenta colaborativa para preparar a retoma do sector, promovendo uma relação dinâmica entre startups e empresas que permita estabelecer relações comerciais.
Ainda numa lógica colaborativa, o NEST está a organizar um conjunto de webinars de participação gratuita, na plataforma Zoom, para apoiar o turismo nas mais variadas áreas. O primeiro realiza-se a 3 de Abril, sexta-feira, às 11h00, com Carlos Gonçalves (AvilaSpaces) dedicado ao tema ‘Ganhos de produtividade criando um escritório virtual’, sendo necessária inscrição. O vídeo da sessão é depois disponibilizado no portal e canal YouTube do NEST.
Por outro lado, o Centro de Inovação do Turismo está a dinamizar o espírito colaborativo e um Turismo#PorTodos, ao adaptar os seus serviços para encontrar soluções aos desafios actuais do sector e da sociedade.
São também disso exemplo, os projectos desenvolvidos pela startup Infraspeak, que criou a comunidade e movimento Tech4Covid; a Luggit, com o serviço WeMovIt que permite o envio de bens entre familiares e amigos, sem necessidade de sair de casa; a Secret City Trails criou um jogo virtual gratuito de visita virtual a locais em Portugal; a Fast-MP colocou a sua tecnologia à disposição de restaurantes, de modo a poderem servir os seus clientes em segurança em regime de take-away ou entrega em casa; a Moov-pt tem um projecto a decorrer no Tech4Covid19 de transporte de médicos e pessoal de saúde, continuando a procurar operadores de mobilidade, como rent-a-car, para executar o serviço, de utilidade pública; a startup Climber – Covidografia.pt permite fazer um auto-diagnóstico de ajuda, reportar e saber a evolução da pandemia na área da residência; e a HiJiffy e a GuestCentric que criaram um novo portal de reservas para acomodação de trabalhadores da área da saúde, sem custo, o www.roomsagainstcovid.com.
Mais notícias em OPÇÃO TURISMO