Início B3 Mortágua passa a contar com 3 novas unidades de turismo rural

Mortágua passa a contar com 3 novas unidades de turismo rural

O concelho de Mortágua passou a contar com 3 três novas estruturas para turismo rural. Trata-se da Casa da Eira e do Lagar de Varas, em Vale de Mouros, assim como do complexo de alojamento local de Mortazel Casas do Rio, que acabam de ser inaugurados pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

A Casa da Eira foi recuperada pela Associação Cultural e Recreativa de Vale de Mouro e integrada no Parque Temático. Esta é a segunda habitação recuperada pela associação para alojamento local. A primeira, pronta em 2014, conta também com um núcleo museológico de antigas alfaias e máquinas agrícolas. Ambas as obras foram apoiadas pelo município de Mortágua.

Alguns metros abaixo da Casa da Eira fica o Lagar das Varas, um dos poucos do género no concelho. De acordo com a autarquia, haverá mais dois do mesmo tipo (à base de varas) no concelho, mas são de particulares.

O Lagar de Varas foi alvo de obras de recuperação, da responsabilidade da Câmara Municipal, com vista a preservar tal monumento e transformando-o numa atracção turística junto ao parque temático já existente.

A intervenção no lagar de azeite centenário foi complementada com o arranjo urbanístico da sua envolvência, criando uma zona de lazer junto à ribeira, a recuperação dos lavadouros e a criação de uma interligação entre os vários espaços requalificados, segundo explica a autarquia liderada por Júlio Norte.

Na sua visita à região, a ministra da Agricultura esteve também na aldeia de Mortazel, na freguesia do Sobral, onde inaugurou o complexo turístico Casas do Rio – Mortazel River Houses.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here