Início Opinião/Crónica Monte da Graça – o pôr-do-sol mais bonito do Alentejo

Monte da Graça – o pôr-do-sol mais bonito do Alentejo

COMPARTILHE

Esta é das tais histórias, que se transformam em notícia e bem podem começar com um … era uma vez.

Era uma vez uma família, a família Vidigal, que há mais de 40 anos foi recebida, de braços abertos, como se costuma dizer, pela cidade de Elvas.

E com tantos anos instalado em território alentejano, juntamente com a família, o Luís Vidigal aqui foi crescendo, aprendendo e sentindo o dia-a-dia e “transformou-se” num autentico alentejano.

E, como ele diz, umbilicalmente ligado a esta terra, partilha desde há alguns anos, o sonho de poder adquirir uma propriedade.

Em Elvas e com características especiais, salienta o antigo futebolista do Sporting e actual comentador desportivo na televisão. Ou seja, algo rural, perto da família e a poucos minutos à pé do centro da cidade.

E o sonho tornou-se realidade quando ao aceitar, só para ser simpático, um convite para visitar uma quinta que pela descrição se enquadrava naquilo que pretendia.

Quando cheguei ao local, aparentemente com pouco potencial, tudo mudou quando no ‘coração’ da quinta, encontrei um espaço privilegiado, protegido à direita, pela Forte da Graça, uma enorme fortificação recentemente classificada com a distinção de património mundial.

Se à direita estava essa maravilha, do lado esquerdo, a magia e o imponente castelo de Elvas, como que a proteger o que se passava na propriedade.

Confesso que daí a apaixonar- me, foi um instante, um abrir e fechar de olhos. Tanto assim que a adquiriu e já lá vão mais de 20 anos. Acho que temos ali o mais belo pôr-do-sol do Alentejo!

O desgaste de cada época desportiva, era invariavelmente, recuperado a desfrutar da magia daquele lugar juntamente com familiares e amigos.

Na sua ausência, porque a carreira de futebolista a isso obriga, passei oito anos em Itália, Napoli, Udinese e Livorno, o espaço recebeu, família, amigos, grupos, etc.

Há dois anos, numa viagem de férias para o Algarve, eu, a minha esposa e os meus filhos, decidimos passar por Elvas, para estar um pouco com a família e pernoitar na quinta. Contactado o caseiro, Luis Vidigal foi informado que a quinta estava ocupada, tendo depois recordado que a tinha emprestado a um grupo de jovens, para um retiro.

O tempo foi passando, mas não muito. Porque não havia quartos disponíveis em nenhum turismo rural ou casa de campo perto da cidade, tal situação …  despertou em nós fazer aquilo a que hoje chamamos Monte da Graça.

O que é o Monte da Graça?… Posso dizer que é um lugar apaixonante, pela beleza natural, paz e tranquilidade renovadora. Apenas interrompidas pelo dom dos passarinhos!

A “transformação” do Monte da Graça representa um investimento próprio, quer financeiro, quer físico, a rondar os 250.000 euros.

Físico porque durante muitos meses participamos efectivamente na transformação do espaço.

Para além do alojamento – seis quartos duplos e muito em breve, mais três -, o Monta da Graça complementa-se com salão para eventos, salão de diversões, jardim, piscina, multidesportivo, terraços, parque infantil, jardim, estacionamento e uma horta biológica. Refira-se que uma das unidades de alojamento é um apartamento com um quarto, sala, cozinha e casa de banho, e que todos os quartos dispõem de ar condicionado, telefone, secador de cabelos e wi-fi grátis, aliás como em toda a unidade.

O pequeno almoço, incluído no preço do quarto, é servido na sala de refeições, tipicamente decorada. Embora não exista um restaurante – a cidade está tão perto e com uma vasta oferta de restaurantes -, dispõe de um que para além das bebidas também serve petiscos.

No que concerne a valores, o preço/quarto, por noite, situa-se entre os 80 e os 135 euros.

O Monte da Graça já recebeu o selo “Clean & Safe” do Turismo de Portugal e segue todas as regras sanitárias determinadas pela Direcção Geral de Saúde.

A pouco mais de cinco minutos de carro do centro da cidade de Elvas, o Monte da Graça está localizado na Rua do Matadouro, no Sítio do Largar de Frades.

Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook