Mondim de Basto consolida estratégia de turismo

Mondim de Basto delineou uma estratégia de turismo para a próxima década que integra 22 projectos, dispersos por quatro programas que desafiam os visitantes ao desporto, a desligarem-se na calma do território ou a serem “exploradores por natureza”.

Para o presidente da Câmara de Mondim de Basto, Humberto Cerqueira, o objectivo é atrair visitantes, incentivar à criação de negócios e alavancar mais emprego, ajudando a fixar pessoas e a desenvolver este território que se inclui no distrito de Vila Real.

Actualmente, entre projetos aprovados, executados e candidaturas submetidas, o investimento no sector do turismo ronda os dois milhões de euros no concelho, que conta com cerca de 20 unidades turísticas, atingindo as 300 camas aproximdamente.

O mote do projecto é “explorador por natureza” e revela Mondim de Basto como um local onde a “natureza proporciona um infindável leque de experiências únicas” desde a “aventura à contemplação”.

O plano de acção inclui 22 projectos, dispersos por quatro programas: o caminho do desafio, o caminho da descoberta, o caminho da calma e o caminho da capacitação.

Entre os projectos estão a criação de um parque temático na Senhora da Graça ligado ao desporto, como a “subida épica” em bicicleta ou a descida em parapente, e o explorer badge, que desafia à descoberta do território e dá recompensas.

Em contraponto ao desporto e à aventura está a calma para quem se quer desligar do mundo.

Para o efeito, vai ser criado um roteiro slow living ou o napping sopt – que cria pontos onde dormir uma sesta – ainda o birdwatching spot para a observação de aves ou a “rota do silêncio”, com troços de percursos pedestres fechados ao ruído.